Radiografia Digital

A Clínica AFRAT dispõe de equipamentos de última geração, para garantir a qualidade e confiabilidade de seus exames. A Radiografia Digital foi influenciada pelo início da era tecnológica. Desde então, tem evoluído significativamente e já foi adotada pelas principais clínicas de radiologia do mundo, e a AFRAT é uma delas.

Além da agilidade da Radiografia Digital, o exame torna-se ainda mais seguro, por ser um sistema muito mais sensível. No sistema anterior, CR, as imagens eram obtidas por meio de chapas que utilizavam filmes ou produtos para a revelação, que poluíam o meio ambiente. Já com o DR, as imagens são obtidas de forma inteiramente digital, sendo arquivadas no banco de dados do Imot, à disposição do paciente, quando houver necessidade.

Benefícios do Equipamento

Redução da radiação

A frequente exposição aos raios-X pode ser prejudicial à saúde, principalmente nos casos de repetição de exames. Como uma alternativa a isso, o sistema digital reduz em até 90% a dose de radiação utilizada em comparação ao convencional.

Melhor interpretação da imagem

Um dos maiores diferenciais do sistema digital é a alta qualidade da imagem e a possibilidade de tratá-la com software específico. Ajustar brilho e contraste em casos de radiografias sub ou superexpostas, converter em negativo/positivo e ampliar a imagem, por exemplo, garantem uma interpretação mais detalhada e precisa.

Benefício ao meio ambiente

O método convencional, diferentemente do digital, exige a utilização de produtos químicos durante o processamento das imagens que, entre outras desvantagens, são tóxicos ao meio ambiente. Em algumas cidades do Brasil, por exemplo, descartar filmes radiográficos na natureza incorretamente pode gerar multa de até mil reais ou o dobro, em caso de reincidência.

Melhoria na comunicação

A imagem é exibida em um monitor, portanto, não precisa ser exposta à luz, e pode ser ampliada com zoom para exibir detalhes aos pacientes. Além disso, hoje em dia os exames podem ser feitos e disponibilizados online, o que oferece melhoria ainda maior na comunicação entre profissionais e seus pacientes.

Segurança no arquivamento de imagens

As imagens salvas no computador podem ser guardadas na nuvem, o que descarta a necessidade de reservar armários e envelopes para arquivá-las, HDs externos para backup ou computadores com maior capacidade de armazenamento, além, é claro, de garantir a segurança dos arquivos e permitir que sejam acessados por outros profissionais de qualquer lugar do mundo.

As vantagens são diversas: além de um exame muito mais eficaz e rápido, reduzimos a emissão de radiação, preservando a saúde dos pacientes, médicos e do planeta. Uma verdadeira evolução tecnológica.

O aparelho de Raio-X Digital é uma eficiente máquina que não utiliza filmes nem produtos químicos para revelação, contribuindo, assim, para a preservação do planeta. Opera com uma placa de fósforo em processo semelhante ao scanner fotográfico. Assim que o técnico dispara o Raio-X, a placa grava a imagem que será visualizada no monitor. Em menos de um minuto, o médico terá, na tela de seu computador, a radiografia solicitada, com alta qualidade de imagem, contraste e definição de detalhes impensáveis na radiografia comum.

Agende sua consulta conosco para avaliarmos o melhor tratamento para seu caso