ATM e DTM – Fisioterapia da Face e Maxilar

Os problemas na Articulação Temporomandibular (ATM) apresentam diversos sinais e sintomas. A ATM liga o maxilar ao crânio, sendo responsável pela mobilidade da mandíbula para frente, para trás e para os lados, além de fazer parte do conjunto de estruturas que permitem a realização de atividades que garantem a sobrevivência humana, como comer e respirar, por exemplo. O surgimento da DTM (disfunção temporomandibular) ou D-ATM, refere-se ao mau funcionamento dessa articulação (que é uma das mais complexas do corpo humano) e do complexo sistema de músculos, ossos, ligamentos e discos.

Sintomas de disfunções da ATM

Quando aparece alguma disfunção da ATM é comum ter a sensação de que sua mandíbula está saltando para fora, e até mesmo a produzir estalos ou travar por alguns instantes. Dentre os principais sintomas da D-ATM estão:

DTM – RPG – Dor ao bocejar ou quando mastiga algum alimento;

Dores de cabeça freqüentes, no pescoço e no ouvido;

Pressão e dor atrás dos olhos;

Desgaste em alguns dentes;

Flacidez dos músculos da mandíbula;

“Encaixe” modificado dos dentes superiores e inferiores.

Antes de iniciar um tratamento da DTM, o paciente será avaliado por um fisioterapeuta especialista em ATM, onde o mesmo irá identificar as alterações da articulação, e assim traçar uma conduta.

Fases do Tratamento para ATM / DTM

Primeira Fase

Relaxamento da musculatura orofacial e cervical;
Relaxamento da musculatura intraoral;
Mobilizações manuais para alívio da dor;
Controle de possíveis processos inflamatórios.

Segunda Fase

Mobilização da coluna cervical;
Mobilização da articulação têmporo-mandibular;
Eletroestimulação seletiva mastigatória;
Exercícios posturais

Terceira Fase

Ativação da musculatura profunda da coluna cervical;
Ativação e fortalecimento da musculatura mastigatória;
Reposicionamento mandibular.

A ATM funciona em conjunto com músculos estáticos. Quando surgem os distúrbios, estes músculos aumentam a tensão e desviam a mordida para um dos lados. Por consequência a cabeça e o pescoço acabam modificando suas posições naturais para se adaptar e, consequentemente, o corpo também se entorta numa tentativa de corrigir a posição da cabeça e pescoço.

O trabalho do fisioterapeuta em colaboração com dentistas, ortodontistas e ortopedistas funcionais produz o relaxamento e o equilíbrio das articulações mandibulares, cervicais e seus respectivos músculos.

 

Agende sua consulta conosco para avaliarmos o melhor tratamento para seu caso