Acupuntura

Acupuntura é uma forma de terapia com mais de 5000 anos de existência. É uma das mais eficientes formas de promoção da saúde.
Na Medicina Oriental, quando existe um desequilíbrio evidenciado por dor, inflamação ou qualquer outro sinal, a terapia de acupuntura restabelece a harmonia do corpo através de estímulos de pontos específicos.
Estes pontos são capazes de liberar substâncias que alteram o Sistema Nervoso e promovem o alívio da dor e o reequilíbrio energético.
O fato de utilizarmos agulhas, muitas vezes gera “medo” e ansiedade por parte do paciente, porém após as primeiras sessões, o paciente já se sente bem confortável, porque percebe que no máximo vai sentir uma leve “picada”, que não impede a prática da técnica.
Se a acupuntura não se mostrasse tão eficiente, não teria sobrevivido há milênios. É usada cada vez mais como tratamento coadjuvante ou principal no tratamento de diversas doenças.

Na Clínica Afrat utilizamos a acupuntura para diversas patologias ortopédicas, ressaltamos as principais:

Alívio da dor crônica

Cervicalgias

Dorsalgia e Dorsolombalgia

Patologias de ombro (lesões do manguito rotador, bursites, lesões musculares)

Epicondilites

Patologias de punho e mão (síndrome do túnel do carpo, LER, De Quervain, tendinites)

Artroses

Dor Ciática

Doenças Articulares

Lesões na prática esportiva

Coadjuvante no processo de reabilitação do pós operatório de lesões ortopédicas

Patologias de Joelho (tendinite patelar, OA joelho, sinovite/tendinite joelho, fascite plantar)

Fibromialgia

Muitos são os benefícios na prática da acupuntura, pois mesmo existindo um foco no tratamento, o paciente se beneficiará de equilíbrio energético por todo organismo.

Tipos de Acupuntura

Acupuntura auricular

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. Esta técnica é feita nas orelhas, e quando não são utilizadas agulhas, podem ser usadas sementes de mostarda ou outras pequenas esferas que são colocadas em determinados pontos da orelha.

Acupuntura Estética

No caso da acupuntura estética, esta técnica visa a aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação, combater a gordura localizada e ajudar a drenar os líquidos em excesso.

Acupuntura para Emagrecer

Quando a acupuntura é usada para emagrecer, ela ajuda na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas. Além disso, como o excesso de peso pode estar associado a problemas psicológicos como ansiedade ou depressão, esta técnica também pode ser usada no tratamento destes problemas, de forma a que a alimentação deixe de ser um refúgio emocional.

Não é raro um paciente tratando de alguma patologia específica, referir melhora do sono, melhor digestão e melhor disposição!

A acupuntura trata por meios energéticos e fisiológicos. Energeticamente representada pelo equilíbrio dos meridianos, por onde transcorre a energia vital. E fisiológico, através da liberação de substância analgésicas anti-inflamatórias e de relevamento muscular.

Sendo assim, os benefícios tornam-se bastante amplos, uma vez que o tratamento é bastante globalizado e ainda com uma grande vantagem, praticamente não existe contra indicação.

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, estando doente ou não. Ela é indicada inclusive para crianças, mas no caso delas a acupuntura pode ser feita com laser, para que a criança não tenha medo das agulhas. Além disso, a acupuntura também pode ser benéfica durante a gravidez, pois ajuda na diminuição das variações hormonais, que são frequentes durante este período e alivia as dores nas costas e o desconforto causado pelo peso da barriga.

 

Agende sua consulta conosco para avaliarmos o melhor tratamento para seu caso