Redução da radiação
A frequente exposição aos raios-X pode ser prejudicial à saúde, principalmente nos casos de repetição de exames. Como uma alternativa a isso, o sistema digital reduz em até 90% a dose de radiação utilizada em comparação ao convencional.
Melhor interpretação da imagem
Um dos maiores diferenciais do sistema digital é a alta qualidade da imagem e a possibilidade de tratá-la com software específico. Ajustar brilho e contraste em casos de radiografias sub ou superexpostas, converter em negativo/positivo e ampliar a imagem, por exemplo, garantem uma interpretação mais detalhada e precisa.
Benefício ao meio ambiente
O método convencional, diferentemente do digital, exige a utilização de produtos químicos durante o processamento das imagens que, entre outras desvantagens, são tóxicos ao meio ambiente. Em algumas cidades do Brasil, por exemplo, descartar filmes radiográficos na natureza incorretamente pode gerar multa de até mil reais ou o dobro, em caso de reincidência.
Melhoria na comunicação
A imagem é exibida em um monitor, portanto, não precisa ser exposta à luz, e pode ser ampliada com zoom para exibir detalhes aos pacientes. Além disso, hoje em dia os exames podem ser feitos e disponibilizados online, o que oferece melhoria ainda maior na comunicação entre profissionais e seus pacientes.
Segurança no arquivamento de imagens
As imagens salvas no computador podem ser guardadas na nuvem, o que descarta a necessidade de reservar armários e envelopes para arquivá-las, HDs externos para backup ou computadores com maior capacidade de armazenamento, além, é claro, de garantir a segurança dos arquivos e permitir que sejam acessados por outros profissionais de qualquer lugar do mundo.