ACUPUNTURA: Estudo mostra a Melhora da Dor na Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome não inflamatória que se manifesta principalmente no sistema musculoesquelético através de dor crônica generalizada, associando‐se com frequência a outros sintomas, como fadiga, sono não reparador e alterações do humor. A dor habitualmente demonstra exacerbação após a atividade física e há pacientes que referem intensificação da mesma à exposição ao frio e à umidade.

A etiologia da fibromialgia ainda é desconhecida, sendo considerada por alguns autores como uma síndrome de somatização.Mas, principalmente a partir da década de 1980, passou a ser compreendida como uma síndrome de dor crônica na qual a sensibilização do Sistema Nervoso Central (SNC) à dor apresenta papel preponderante. Seus critérios diagnósticos foram definidos pelo American College of Rheumatology em 1990, e em 1992 a Organização Mundial da Saúde (OMS) a reconheceu como enfermidade.

Os tratamentos disponíveis para essa enfermidade são apenas parcialmente eficazes e concentram‐se no alívio dos sintomas, e cura, a exemplo de outras doenças reumáticas, ainda é elusiva.A acupuntura tem sido aplicada como modalidade terapêutica em uma ampla variedade de condições dolorosas. Seus efeitos neurobiológicos, que interferem sobre os neurotransmissores relacionados à dor e à depressão, qualificam a técnica como adequada para o tratamento da dor crônica.

Neste estudo, pretendeu‐se avaliar a eficácia da acupuntura no tratamento da fibromialgia, considerando a resposta imediata da escala visual analógica de dor como desfecho principal.

Estudo randomizado, com 36 pacientes portadores de fibromialgia  selecionados no ambulatório de Reumatologia da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa, PR. Vinte e um pacientes foram submetidos a uma sessão de acupuntura, nos moldes da Medicina Tradicional Chinesa, e 15 pacientes foram submetidos a um procedimento placebo (acupuntura sham). Para avaliação da dor, os indivíduos preencheram uma Escala Visual Analógica (VAS) antes e imediatamente após o procedimento proposto. As médias na variação da VAS foram comparadas entre os grupos.

O resultado e conclusão desse estudo, demostrou que, a acupuntura mostrou ser eficaz na redução imediata da dor em pacientes portadores de fibromialgia, com um tamanho de efeito (effect size) bastante significativo. Mande sua duvida para nosso especialista 

Fonte:https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0482500414001570

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *